Apresentação

O GRUPO FLAMINGO – Associação de Defesa do Ambiente, fundado em 2 de Maio de 2002, adquiriu em 2005 o estatuto de organização não-governamental de ambiente (ONGA), de âmbito regional, devido ao desempenho relevante no domínio do Ambiente, quer na sua promoção, proteção, sensibilização e valorização junto da população, e ainda pelo reconhecido mérito em termos de educação ambiental. 

Em 2011 foi-lhe atribuído o Prémio Terres de Femmes, da Fundação Yves Rocher, com o Projeto do Viveiro de Plantas Autóctones da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica.

  

PP daArribaFossilCCaparica

 

É uma das Associações pertencente à Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente (CPADA), órgão do movimento associativo ambientalista e ecológico português. Em Dezembro do mesmo ano, obteve o reconhecimento de entidade de Utilidade Pública pelos “relevantes e continuados serviços que presta à comunidade onde se insere, visando a defesa do ambiente e a conservação da natureza e do património histórico-cultural, através da promoção e fomento da educação para o desenvolvimento sustentável, concebendo e realizando ações e/ou projetos vocacionados para a preservação do ambiente numa lógica de intervenção de cidadania ambiental, quer pela sensibilização de crianças, jovens e adultos quer pela educação ambiental nas escolas”.

É membro da Rede Social do Seixal (Conselho Local de Ação Social do Concelho do Seixal e da Comissão Social da Freguesia de Corroios).

Em representação das ONGA, desde 2013, é membro do Conselho Consultivo da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica.

Desde a sua existência que tem vindo a cooperar na implementação de projetos e parcerias com entidades públicas, nomeadamente Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e Câmara Municipal do Seixal, e privadas, como seja a SILCOGE, numa lógica de intervenção de cidadania ambiental, sensibilizando os jovens nas escolas e a população em geral.

 

Objetivos

Prioritariamente os objetivos do Grupo Flamingo destinam-se a salvaguardar o ambiente, como um bem para a sobrevivência do homem, defendendo-o como um dever consagrado na Constituição da República. Esta premissa passa por denunciar os atentados ao meio ambiente e intervir na sua resolução, preservar o património natural, histórico e cultural, sensibilizar e formar os cidadãos para a proteção do ambiente e da natureza.

Tem por Missão, Visão e Conduta o seguinte:

 

1) MISSÃO

Ativar e apoiar as ações de Cidadania Ambiental tendo por princípio um modelo de desenvolvimento que englobe as três componentes da sustentabilidade; - Económica, Social e Ecológica. Satisfazendo as necessidades atuais do homem, usando racionalmente os recursos naturais, sem comprometer as gerações vindouras.

 

misso 

2) VISÃO

Consolidar-se como organização ambiental de referência regional, promovendo a intervenção cidadã nos assuntos que lhe digam respeito, interagindo e interligando os diversos atores da administração pública local, as empresas e a comunidade na construção de uma sociedade mais justa, equitativa e socialmente responsável e solidária, visando o Desenvolvimento Sustentável das Comunidades.

 

3) CONDUTA

Rege-se pelos valores da;
 

Ética (pela educação e sensibilização ambiental melhorando os padrões éticos dos cidadãos);

Cidadania (promover a cidadania pró-ativa na construção de um futuro mais solidário);

Voluntariado (desinteresse lucrativo ou outro na execução de atividades sócio ambientais ao serviço da qualidade de vida e do bem estar da comunidade);

Associativismo (prática social com evidência nas decisões colegiais, criadas em consensos, em processos sem fins lucrativos de livre organização de pessoas obtendo finalidades comuns);

Independência (de partido políticos, crenças religiosas, tutela económica, racial ou de outro tipo, autonomia e liberdade);

Honestidade (ser verdadeiro na ação, repudiando a esperteza de querer levar vantagem em tudo, respeito pelos outros);

Interesse Público (contribuir para o “bem-geral”, benefício da comunidade sem prejudicar ninguém);

Cooperação (cumprimento de objetivos do desenvolvimento sustentado integrando os diversos agentes da comunidade);

Empreendedorismo (Gerar valor na cadeia Ambiente - Saúde & Socialização);

Ambientalismo (Preocupação na defesa do meio ambiente, pela via da aplicação de medidas de proteção ambiental e na mudança dos hábitos e valores da sociedade estabelecendo um paradigma de vida sustentável).

Contactos

Morada postal: Alameda 25 de Abril, n.º 11, Miratejo, 2855 - 211 Corroios

Telem: 96 95 94 630  Email: geral@grupoflamingo.org 

logo fb