SOS Avifauna

O que fazer se encontrar um animal selvagem ferido:
 
1 – Evitar perturbar o animal. Evite ao máximo o contacto com o animal e o barulho para não o stressar mais.
 
2 – Contacte rapidamente as entidades competentes para efectuarem a recolha do animal:
 
- Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA – GNR) – 213 217 291/2;
- Linha SOS Ambiente – 808 200 520;
- Contacte com o Parque ou Reserva Natural mais próxima do local, ou os Serviços Centrais do ICNF – 213 507 900.
- Pode contactar o Centro de Recuperação de Animais Silvestres mais próximo para informações adicionais (Ex: LxCRAS), mas tenha em conta que estes centros não têm a responsabilidade nem os meios para procederem à recolha do animal.
 

 
3 – Caso se sinta à vontade para o manipular, com uma toalha cubra o animal de modo a tapar-lhe a cabeça. Diminuído-lhe os estímulos visuais, o animal irá acalmar-se e será mais fácil colocá-lo numa caixa de cartão (perfurada) ou numa transportadora de animais, sem o ferir enquanto ele se debate. Durante todo este processo, tenha muito cuidado com o bico, dentes e garras do animal. Mantenha-o num local escuro, sossegado e de temperatura amena.
 
4 – Se não tiver conhecimentos para tal, enquanto o animal não for recolhido, não o tente alimentar nem administrar qualquer tipo de medicação, nem mesmo prestar-lhe primeiros-socorros. 
 
5 – Não mantenha o animal em sua posse mais tempo que o necessário. Se for mantido em cativeiro  demasiado tempo, perderá a possibilidade de ser recuperado e consequentemente devolvido à Natureza, pois perderá instintos básicos de sobrevivência como o voo ou mesmo a capacidade de caçar.
 
6 – Durante a Primavera e início do Verão , pode ser comum encontrar crias de ave no chão. Siga as seguintes instruções para melhor perceber qual o procedimento a adpotar (fonte: RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens):
 
Esquema SOS

Contactos

Morada postal: Alameda 25 de Abril, n.º 11, Miratejo, 2855 - 211 Corroios

Telem: 96 95 94 630  Email: geral@grupoflamingo.org 

logo fb